sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Pavê de camarão


Vi essa receita num programa de TV há muitos anos atrás... Fiz a primeira vez e não mais parei de fazer... É simplesmente muito, muito gostosa.

Você vai precisar:

Para o molho:

1 kg de camarão pequeno
2 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas grandes raladas
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
200 ml de leite de coco
Sal e pimenta a gosto
400 ml de molho de tomate

Para montagem:

400 ml de leite de vaca
200 ml de leite de coco
Sal a gosto
400 gr de mussarela ralada

 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cupcake de limão



No aniversário de uma amiga muito querida tive a oportunidade de comer esse maravilhoso e delicioso bolinho... Vocês não imaginam o quanto é saboroso e molhadinho!
Vale muuuuuuito a pena!


Cupcake de limão

1 pacote de bolo pronto (sabor limão)
4 ovos
1 copo de iogurte natural
a mesma medida de óleo
1 envelope de gelatina de limão
1 colher (sopa) rasa de fermento

Bata no liquidificador os ingredientes líquidos, depois adicione os ingredientes secos.
Asse em forminhas de papel.

Cobertura:

1 lata de leite condensado
Suco coado de 4 limões

Bata o leite condensado com o suco de limão até ficar cremoso. Leve a geladeira por, no mínimo, 2 horas. Retire da geladeira e decore os bolinhos.
Sirva a seguir.






terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brownie


A historia do brownie é contada em várias versões, mas, a mais conhecida delas é que esta deliciosa sobremesa foi criada por descuido de um cozinheiro que deixou de adicionar fermento no preparo de um bolo de chocolate. Para não admitir o erro, ele cortou a massa em quadrados pequenos e o serviu, anunciando a todos que havia preparado alguns “brownies” e todos adoraram. A notícia se espalhou e rapidamente sua “invenção” tornou-se popular. O brownie é uma sobremesa de origem americana, sua textura está entre bolo e uma espécie de cookie. Com o tempo deram ainda um toque mais sofisticado a preparação acrescentando castanhas e pedaços de chocolate à massa. O brownie é servido com sorvete de creme e calda quente de chocolate. Não importa como surgiu, seja acidental ou propositalmente, o brownie caiu no gosto do público e hoje é uma das sobremesas mais apreciadas em todo o mundo.


Ingredientes

200 g de manteiga
170 g de chocolate meio amargo
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento em pó
100 g de macadâmia
50 g de avelãs

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180°C (temperatura média). Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Peneire numa tigela a farinha e o fermento, adicione a macadâmia e a avelã, misture e reserve.


Numa tigela de vidro que encaixe sobre uma panela para fazer um banho-maria, pique o chocolate meio amargo e junte a manteiga.

Coloque dois dedos de água na panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga sobre a panela. O segredo é não deixar a água encostar no fundo da tigela e tomar cuidado para que o encaixe dos recipientes seja perfeito, evitando o vazamento do vapor. Quando o chocolate começar a derreter, misture bem com a manteiga. Assim que a mistura ficar lisa, retire do banho-maria.

Numa batedeira, junte o açúcar e os ovos. Bata em velocidade alta por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada.


Desligue a batedeira e, aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido. (Como o chocolate ainda estará quente, se colocado de uma vez, poderá cozinhar os ovos.)
Na tigela com a massa de chocolate, adicione aos poucos a mistura de farinha com a macadâmia e avelãs, mexendo delicadamente. Transfira a massa para a assadeira untada.


Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência de um bolo ligeiramente cru). 


Deixe esfriar e sirva com creme batido ou sorvete de creme, ou ainda e simplesmente, o brownie puro, frio ou quente (você pode aquecê-lo).



domingo, 13 de janeiro de 2013

Pirão de leite, carne do sol e banana da terra frita



Carne do sol já é maravilha, né? Acompanhada de um delicioso pirão de leite, então?
Vamos a receita! Super fácil e rápida, do jeitinho que nós gostamos!

Porção para 2 pessoas:

300 ml de leite de vaca
1 colher (sopa) de manteiga
sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto
Farinha de mandioca quanto baste

Numa panela tempere o leite e leve a fogo até levantar fervura. Nesse ponto vá adicionando a farinha aos poucos e sem parar de mexer (use fouet para não empelotar), quando estiver no seu ponto de pirão (eu gosto dele molinho) desligue o fogo e sirva em seguida.




Eu servi com carne do sol, vinagrete e banana da terra frita.
Delícia!







sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Salmão ao molho de alcaparras


Tome 4 filés de salmão limpos, tempere com sal e pimenta, grelhe e reserve. Numa frigideira deite 3 colheres (sopa) de azeite de oliva, esprema 4 dentes de alho e refogue. Adicione 100 gr de alcaparras escorridas, misture e reserve.
Disponha o filé no prato ou refratário e ponha por cima o molho.
Sirva com arroz branco e legumes. 

 


Servi com arroz e vagens salteadas na manteiga e alho.
Para beber servi um maravilhoso rosé espumante... 
Super delícia!

 


segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Bacalhau a Gomes de Sá


É sabido de todos que me conhecem que sou LOUCA por bacalhau. Vira , mexe, eu PRECISO comer bacalhau... 
Uma amiga muito querida me ensinou a fazer esse bacalhau a muitos anos, e como sou um pouco rebelde, modifico um pouquinho a receita sempre que faço... Então, perdoem-me por não ser a receita original, o que não interfere no sabor maravilhoso dessa preparação.

Você vai precisar de:

4 ou 5 folhas de couve lavadas
4 batatas médias cortadas em fatias grossas e cozidas
1 cebola grande cortada em rodelas 
2 tomates grandes cortados em rodelas
1 pimentão cortado em rodelas
Brócolis a gosto (opcional)
600 gr de bacalhau dessalgado e desfiado
3 ovos cozidos e fatiados
300 gr de azeitonas sem caroço e fatiadas
Azeite de oliva o quanto baste

Modo de fazer:

Escolha uma panela funda e com tampa. Forre-a com 2 folhas de couve (se precisa de mais, use. É preciso forrar todo o fundo da panela.), disponha uma camada de cada ingrediente: batatas, azeite de oliva, cebola,  azeite de oliva, tomate, azeite de oliva, pimentão, azeite de oliva, bacalhau, azeite de oliva, brócolis, azeite de oliva, ovo, azeite de oliva, azeitonas, azeite de oliva. Repita as camadas, sempre começando pela batata. Para essa quantidade de bacalhau fiz duas camadas. Finalize com uma camada de batatas, cubra tudo  com as folhas de couve, adicione 1/4 de xícara (chá) de água, tampe a panela e leve ao fogo médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que a couve esteja cozida.


Retire do fogo, retire as folhas de couve e sirva. 



 Fica absolutamente delicioso! O aroma que se espalha pela casa é tudo!





sábado, 5 de janeiro de 2013

Farofa de milho


Na minha casa só tem farofeira! As minhas filhas adoram uma farofa! Essa é muito saborosa e diferente, perfeita para acompanhar a costelinha ao molho barbecue.
Vamos começar fervendo 1 xícara de água e adicionando um pacotinho ou um tablete de caldo de legumes.
Despeje nesse caldo 1 e 1/2 xícara de flocão de milho, misture com a ponta dos dedos, cubra com filme plástico e reserve por 30 minutos.

 


Corte uma calabresa sem pele e, cubos pequenos e leve ao fogo para fritar. Depois de frita, adicione 2 colheres (sopa) de manteiga e espere derreter. Desligue o fogo, espere arrefecer e adicione o flocão de milho previamente preparado. Corrija o sal, até aqui não o usamos por ser a calabresa já bastante salgada.

 

 

Sirva com carne suína assada ou frango assado.




sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Costelinha suína ao molho barbecue


Costelinha suína crocante por fora e macia por dentro. Bem simples de fazer: Comece retirando o excesso de gordura da costelinha (se for necessário), tempere com um pouco de sal grosso e pimenta do reino, besunte com molho barbecue (eu usei um molho industrializado, mas pode-se fazer em casa, fica muito mais gostoso), e leve ao forno previamente aquecido em temperatura média.

 

 

Quando o molho besuntado já estiver seco retire do forno, besunte novamente e leve outra vez ao forno.

 

Repita essa operação muitas vezes, até que se forme uma crosta crocante e a carne comece a desprender do osso.

 

 


Esse é o ponto final da costelinha. Aqui gostamos dessa forma: bem crocante por fora e tenra por dentro.


Sirva com farofa de flocão de milho.