quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lagarto ao molho de sementes de coentro


Na panela de pressão, coloque 3 cebolas cortadas em tiras, 3 talos de aipo, 20 sementes de coentro, 1 linguiça  paio fatiada e um pedaço de lagarto de aproximadamente 1,5 kg. Coloque água até cobrir a maior parte da carne e adicione 50 ml de molho shoyo.
Leve ao fogo por 45 minutos depois do início da pressão.


Quando abrir a panela, retire e disponha num refratário a calabresa, verifique se a carne já está macia, se for necessário volte ao fogo por mais 15 ou 20 minutos (aqui em casa só gostamos da carne bem macia e molinha), se não julgar necessário disponha a carne também no refratário, espere esfriar um pouco e fatie.
Volte o caldo ao fogo para reduzir. Numa panela, aqueça uma colher (sopa) de manteiga com uma colher (sopa) de farinha de trigo, misture bem com o auxilio de um fouet, e vá adicionando aos poucos o caldo reduzido. Adicione um pouco de vinho tinto seco e despeje sobre a carne fatiada



quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Farofa de dendê a minha moda

Farofa, aqui em casa, é uma preparação diária. As minha filhas adoram! Seja de manteiga (bem simples), seja de banana, de dendê, de ovo... Tendo farinha, está bom!

Comece aquecendo 5 colheres (sopa) de azeite de dendê. Adicione 2 colheres (sopa) de coentro picadinho e sal a gosto. Misture bem, desligue o fogo, espere esfriar um pouco e vá adicionando a farinha até ficar no seu ponto de farofa. Eu gosto de farofa um pouco úmida, não gosto da farofa muito seca.




 


Eu servi com moqueca de bacalhau, mas pode-se servir com qualquer preparação que leve azeite de dendê.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Moqueca de bacalhau




Comece demolhando 1 kg bacalhau de um dia para o outro.
No dia do preparo, desfie o bacalhau e reserve.
Bata no liquidificador metade de uma cebola, metade de um tomate, um pedaço de pimentão e um pouco de coentro fresco.
Despeje a mistura numa panela, adicione 4 colheres (sopa) de azeite de dendê e espere ferver.



Adicione o bacalhau demolhado e desfiado, misture delicadamente, corrija o sal, adicione pimenta (se quiser!), cozinhe por 10 minutos. Disponha cebola, tomate e pimentão cortados em tiras (a quantidade é a gosto) por cima da moqueca, tampe a panela, por pelo menos, 10 minutos e sirva a seguir.


Servi com arroz e farofa de dendê.



 













segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Cupcakes para Paulinha

Nas últimas semanas tenho feito muitos cupcakes e bolo bombom para festinhas.
Esses foram para uma bailarina...

 

 

 

sábado, 24 de novembro de 2012

Camarão tratado


Me sinto tão desgostosa quando compro meus camarões e depois descarto quase 50% deles!!


Estrogonofe de camarão com requeijão



Strogonoff (Strogonov) é uma preparação originária da Rússia. Originalmente é feito com cubos de carne bovina e molho de creme de leite.
Atualmente as variações são muitas. Na minha versão de estrogonofe de camarão, substituo o creme de leite por requeijão cremoso, e fica absolutamente delicioso.
Vamos a receita?

Aqueça numa panela um fio de azeite de oliva, adicione metade de uma cebola grande cortada em cubos pequenos, quando estiver translúcida adicione um tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos pequenos e refogue bastante.
Adicione 500 g de camarões tratados e temperados com alho, sal e pimenta do reino a gosto. Quando os camarões estiverem mudando de cor, adicione 2 colheres (sopa) de coentro picadinho. Adicione 200 g de requeijão cremoso da sua preferência, mexa para deixá-lo homogêneo, corrija o sal e a pimenta do reino e cozinhe em panela destampado por cinco minutos.


Sirva com arroz.




sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cupcakes e bolo bombom para Amanda

Recentemente fiz cupcakes e bolo bombom para o aniversário da netinha de uma colega de trabalho.
Ficaram super fofinhos!!


 




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Filé ao molho de bacon e champignon



Ingredientes:

500 g de filés limpos, temperados e grelhados ou chapeados
500 ml de fundo escuro
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
200 g de champignon fatiado
10 tiras de bacon finamente fatiado, frito e escorrido (o bacon solta muita gordura)
100 ml de vinho tinto seco
50 ml de molho shoyo
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Ainda não postei a receita do fundo escuro, portanto, pode-se usar 2 cubos/pacotinhos de calde de carne dissolvidos em 500 ml de água.
Leve ao fogo a manteiga, quando já estiver derretida adicione a farinha de trigo e mexa até formar um creme, aos poucos incorpore o fundo escuro. Quando estiver todo incorporado, adicione o molho shoyo e o vinho tinto, por último adicione o champignon e bacon. Corrija o sal e a pimenta.

Disponha num refratário os filés e despeje por cima o molho.
Sirva a seguir.




Aqui em casa, servi com uma bela massa fresca na manteiga e alho.
Ficou perfeito!


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Petiscos para milionários



Se a galinha dos ovos de ouro existisse, provavelmente trabalharia em exclusivo para o hotel Le Parker Meridien em Nova Iorque. É lá, no famoso restaurante Norma, que é servido o pequeno almoço mais valioso do mundo, que inclui uma omelete de 730 euros. A Frittata é composta por seis ovos, lagosta fresca, caviar, cebolinha picada, manteiga e natas.


Há quem não seja capaz de comer orelha de porco, se recuse a provar iscas de fígado e não suporte tripas à moda do Porto. Mas outras pessoas dão a volta ao mundo para experimentar pés de pato. No restaurante cantonês Silks, em Melbourne, Austrália, o prato mais famoso é o Duck's Feet. Custa mil euros o quilo e é servido com um leve molho castanho de espinafres. Não vá correr o risco de não gostar, quando passar por lá peça uma dose de 100 gramas, por apenas 100 euros.

Vegetarianos: boas notícias vindas do Japão. Um dos pratos mais caros do mundo é de... carne. No restaurante Aragawa Steak House em Tóquio o Kobe Beef (considerada a carne mais saborosa do planeta) custa 1672 ienes, o equivalente a 200 euros. Sem qualquer acompanhamento: a tradição manda comer este prato apenas com um pouco de mostarda e pimenta preta. Vai bem com saké, mas se o orçamento não permitir, fique-se pelo bife.

Fast food. Engorda e faz mal à saúde. Mas também tem 1 coisa positiva: é barato. Quase sempre. Um Burger King em South Kensington, Londres, lançou um hamburguer que custava 150 euros. De edição limitada, o 95 Pound Burger era composto por um hamburguer de carne japonesa Wagyu, temperado com sal dos Himalaias e vinho branco orgânico, alface, cebola frita, bacon e maionese.


No Serendipity de Nova Iorque, um gelado extravagante servido num prato banhado a ouro entrou para o livro de recordes do Guiness. O Golden Opulence Sundae custa 728 euros e inclui uma folha de ouro comestível de 23 quilates. Os outros ingredientes são aliciantes mas mais modestos: gelado de baunilha do Taiti, grãos de baunilha de Madagáscar e pepitas de chocolate venezuelano. Já está babado? Falta a cereja no topo do bolo. Literalmente: uma cereja. 


http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/Gourmet/Fotogaleria-(18).aspx?id=386096

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Niver de Cau

No último dia 10 foi o aniversário de uma super amiga, muito, muito queridíssima. Ela recepcionou seus convivas com muitas delícias, e é claro, que eu fotografei tudinho para compartilhar aqui. Tem uma moqueca de bacalhau (todos sabem a minha LOUCURA por bacalhau, né?) com maturi que é uma verdeira maravilha! Vou pedir para ela compartir a receita conosco!
Dentre outras delícias, ela serviu:

A moqueca de bacalhau com maturi

Panaché de legumes

  

Salmão ao molho de maracujá

E para finalizar, o show: creme brulée.
Delícia!









domingo, 18 de novembro de 2012

Sopa com sobras de legumes



Sempre que faço legumes boleadas há um desperdício muito grande. Quero dizer, teria desperdício se eu não utilizasse essas sobras para outra preparação. Pois então, fiz uma sopinha deliciosa com as sobras da batata que boleei para os legumes salteados.
Numa panela levei as sobras de batatas, adicionei uma cenoura cortada a grosso modo, um talo de aipo, uns ramos de coentro fresco, 1/2 cebola, 1 tomate e 250 ml de fundo de frango.
Depois de cozido, bati no liquidificador, corrigi o sal e a pimenta e servi.
Ah! Ponha um pouco de cominho em pó! Faz uma super diferença!



sábado, 17 de novembro de 2012

Legumes cozidos no vapor e salteados



Muito simples, fácil rápido e um acompanhamento delicioso!

Cozinhe no vapor 2 batatas boleadas, 1 cenoura cortada em rodelas finas, 10 vagens cortadas na diagonal e 5 buquês de brócolis.



Escorra, leve a uma frigideira, adicione 2 dentes de alho amassados, azeite de oliva quanto baste e sal. Saltei e sirva a seguir.