domingo, 21 de outubro de 2012

Bacalhau do céu

Já é sabido de todos que eu amo bacalhau! De qualquer jeito! De todos os tipos e em qualquer preparação!
Resolvi fazer bacalhau hoje para o almoço, mas não tinha ideia de como prepara-lo... Busquei nas minhas receitas preferidas, nos livros, e na internet, mas não encontrei nada que me agradasse... Resolvi fazer a minha moda mesmo e pronto!

 

Lá vai... OPS! Não tenho as medidas certinhas... Fui fazendo na intuição, como achei que daria certo...

Primeiro demolhe o bacalhau de um dia para o outro, mantendo-o refrigerado e trocando a água, pelo menos, 4 vezes.
No dia do preparo, escorra o bacalhau com o auxílio de uma peneira e deixar ficar bem sequinho. Retire as espinhas, desfie-o, refogue com um fio de azeite e reserve.
Cozinhe 200 gr de grão de bico, escorra e reserve.
Retire a pele de 3 tomates, as suas sementes e corte em tiras. Reserve.
Corte 2 cebolas brancas em tiras finas, leve ao fogo com um fio de azeite para refogar, não precisa cozinhar muito, é só para dar uma murchadinha e pronto!
Pique um pouco de coentro e adicione na cebola. Reserve.
Corte 1 pimentão em tiras finas e reserve.
Cozinhe 4 ovos, escorra, descasque, corte em rodelas e reserve.
Disponha em camadas num refratário médio o grão de bico, faça um molho branco básico - no meu eu usei 250 ml de fundo claro de legumes e 250 ml de leite, misturei os dois - fiz o roux (1 colher (sopa) de manteiga + 1 colher (sopa) de farinha de trigo) e fui adicionando aos poucos a parte líquida, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. e despeje por cima do grão de bico. Depois arrume o tomate sem pele e sem sementes, rale 100 gr de queijo parmesão por cima do tomate, faça uma camada de pimentão, depois o bacalhau refogado, os ovos e por último a cebola refogada com o coentro. Eu esqueci de colocar uma camada de azeitonas cortadas, mas pretendia...
Sirva com salada verde.
Ficou muito bom!

 

 

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário