domingo, 30 de setembro de 2012

Camarão ao cream cheese

Minha irmã me deu uma tarefa: uma "tonelada" de camarão para o almoço de domingo. Não queria fazer as preparações que sempre faço, queria algo diferente...
Deu nisso:

Fiz assim:

Limpei os camarões, temperei com sal, alho e pimenta do reino e reservei. 
Lavei as cascas ligeiramente e levei ao fogo em 1 litro de água com uma cebola cortada a grosso modo, um punhado de coentro fresco, um pedaço de alho poró e um pouco de salsão. deixei reduzir a metade em fogo baixo e reservei.
Cortei meio pimentão vermelho em cubos médios, cortei 100 g de cogumelo paris em fatias, piquei um punhado de coentro, piquei meia cebola roxa e reservei.
Numa frigideira salteei os camarões no azeite de oliva e reservei.
Numa panela, derreti 3 colheres (sopa) de manteiga, adicionei a cebola, dourei e adicionei 3 colheres (sopa) de farinha de trigo e misturei até obter um creme. Fui adicionando aos poucos o fundo (a água que levei ao fogo com as cascas dos camarões, coada), adicionei dua colheres (sopa) de extrato de tomate, o pimentão, o cogumelo, o coentro, os camarões e por último 200 g de cream cheese. Misturei tudo e servi com arroz e salsinha picada.



Ficou super delicioso!




sábado, 29 de setembro de 2012

Bolo de coco com cobertura de beijinho

Final de semana sem bolo, não é final de semana. Adoro ver a minha mesa posta para o café com um bolo saboroso.


INGREDIENTES:
3 ovos
½ xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de coco ralado
1 ½ xícara (chá) de leite de coco
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Manteiga e farinha para untar a fôrma

INGREDIENTES PARA A COBERTURA:
1 lata de condensado
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de coco ralado

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que fique homogêneo. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Coloque o fermento e misture. Coloque em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC.

COBERTURA:
Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o coco ralado. Misture bastante até ficar consistência firme.
Passe no bolo e sirva.

 




sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Batatas sautées



Essas batatas são deliciosas e super coringa!  Você pode servi-la como acompanhamento para diversos pratos, e com certeza será sempre um sucesso!
Fiz assim: Lavei, descasquei e cortei em fatias médias (espessura) 3 batatas grandes. Cozinhei até que ficassem macias, mas firmes. Escorri até que estivessem totalmente secas.
Levei ao fogo em frigideira untada com manteiga e dourei dos lados. Servi regada com azeite extra virgem e salsinha picadinha.

 



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pão de liquidificador

Um pãozinho quentinho é sempre muito bom, né? E quando é  feito em casa e super fácil, melhor ainda, né não?

Esse pão de liquidificador é bem gostoso e macio. Se você tem criança em casa, essa é uma receita que agrada muito!

Bata no liquidificador 1 xícara (chá) de leite, 1 xícara (chá) de óleo ( eu nunca uso a xícara cheia), 2 ovos inteiros, 1 colher (chá) de sal, 4 colheres (sopa rasa) de açúcar e 1 colher (sopa) de fermento biológico fresco. Bata bastante para o fermento incorporar a mistura. Reserve.


Numa tigela peneire 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e depois vá adicionando aos poucos a mistura preparada no liquidificador. Misture bem até obter uma massa homogênea.


Deite o pão em assadeira untada e enfarinhada e leve a assar em forno médio pré aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Você pode rechear o pão com o que gostar, só não pode ter caldo.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O pão


O pão é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal de cozinha. Foi produzido pela primeira vez por povos que habitavam a região atual da Suíça, por volta do ano 10.000 a.C.
Uma espécie de pão mais parecida ao que vemos hoje em dia apareceu no Egito, em 4.000 a.C. Entre os egípcios, o pão pagava salários; camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho. O sistema de fabricação destes alimentos era muito simples: pedras moíam o trigo, que adicionado à água, formava uma massa maleável.
As padarias surgiram em Jerusalém, após o contato dos hebreus com os hábitos egípcios. O pão também teve sua história na Grécia e entre os romanos. Foi em Roma, inclusive, que em 500 a.C. foi criada a primeira escola para padeiros.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Lagosta ao molho de alcaparras a minha moda


Comprei filé de lagosta mas não sabia como prepararia, queria uma preparação mais sequinha, sem muito molho. Decidi fazer um salteado com a lagosta e servir com batatas sautées.
Fiz assim: limpei os filés, temperei com limão, sal e pimenta do reino.
Aqueci um fio de azeite na frigideira, adicionei 1 cebola roxa e 4 dentes de alho picadinhos, e coloquei a lagosta para dourar. Por último adicionei as alcaparras (usei metade de um frasco).


Servi com batatas sautées, tomate concassé e arroz branco.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Cebola

Com certeza, cortar cebola não é a coisa mais agradável que existe. Em alguns casos, a irritação provocada nos olhos é tão forte que é impossível continuar o que estava sendo feito.

Isso se dá pelo fato de que quando nós cortamos a cebola, rompemos suas células, o que faz com que determinados sulforetos e enzimas sejam combinados, originando o ácido sulfênico. É justamente esta a substância responsável por nosso choro, pois a mesma evapora e entra em contato com nossos olhos, os quais reagem produzindo mais lágrimas, na tentativa de amenizar a irritação.

Confira o que os técnicos de "Mitos Culinários" descobriram para reduzir esse efeito.


domingo, 23 de setembro de 2012

Filé ao molho poivre

Eu adoro pimenta. Fresca, seca, ou em pó, são sempre bem vindas e, do meu ponto de vista, dão um toque especial as preparações. Aqui em casa TODOS (até a minha pequena de oito anos!) gostamos muito.

 

Para o filé:
1kg de filé limpo e cortado a sua preferência
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho poivre:
250 ml de fundo escuro (pode-se usar 250 ml de água e um cubo de caldo de carne)
2 colheres (sopa) de extrato de tomate (escolha uma marca boa)
Roux escuro (50 g manteiga e 50 g farinha de trigo)
10 g de pimenta do reino em grão cortada a grosso modo
50 ml de vinho tinto seco

Prepare primeiro o molho: o fundo escuro é um caldo feito com mirepoix (aromático: 50% de cebola, 25% de salsão - talo e 25 % de cenoura) carne com osso tostada no forno, aparas de carne e bacon. Eu faço e congelo em porções de 250 ml, postarei em breve a receita com o passo a passo.

 

Leve ao fogo o fundo escuro e adicione o extrato de tomate, espere ferver e reserve.
Numa panela aqueça a manteiga e adicione a farinha de trigo mexendo sempre (use o fouet) até que fique com a coloração escura. Aos poucos vá adicionando o fundo reservado. Coloque o sal e adicione a pimenta do reino. Por último adicione o vinho.



Para "cortar" a pimenta, você pode usar uma faca de chef, uma mezzaluna ou amassar com um rolo para massas. Usei o rolo por ser mais fácil e rápido; coloque a pimenta sobre um papel toalha, cubra com outro papel e passe o rolo sobre o papel com força.

 
Tempere os filés com sal (usei sal defumado) e pimenta do reino moída na hora. Grelhe e sirva com o molho.

 



sábado, 22 de setembro de 2012

Panna cotta



A Panna cotta (em italiano significa literalmente “nata cozida”) é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Aqui usei o cardamomo para aromatizar o creme de leite.
Consome-se sozinha, com compotas ou com fruta fresca.
Uma sobremesa maravilhosa e fácil para o seu almoço de domingo!


Ingredientes:
600 ml de creme de leite (usei 3 caixinhas)
4 colheres (sopa) de açúcar
6 capsulas de cardamomo (usa-se somente as sementes que estão dentro da capsula)
12 g de gelatina em pó sem sabor (1 pacotinho)
Geleia de amora

Ferva o creme de leite com o cardamomo e o açúcar.


  

Coe e adicione a gelatina preparada conforme as instruções da embalagem. Misture bastante com um foet para a gelatina incorporar ao creme de leite. Deite em um refratário grande ou em pequenas formas de silicone (usei formas de silicone para cupcake), essas formas são bem fáceis de desenformar e servir.


Leve a geladeira para encorpar.
Faça uma caldinha com a geleia de amora: 4 colheres (sopa) de geleia e duas colheres de água, misture bem e jogue por cima da panna cotta.


Usei a geleia de amora Queensberry. Uma delícia!



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O café e seus efeitos no organismo

A Super Interessante trouxe essa matéria em fevereiro de 2011. Muito legal! Desmistifica alguns tabus sobre essa bebida tão apreciada por nós, brasileiros.


7 efeitos curiosos do café no organismo

1. Café não deixa você mais alerta.
É tudo uma ilusão. Cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, dizem que, se a gente faz do cafezinho um hábito, logo desenvolvemos tolerância ao efeito estimulante da cafeína. “Mas eu tomo café e me sinto diferente. E aí?”. Bem, segundo o estudo dos caras, o fluxo de energia que você sente é apenas reflexo dos sintomas da abstinência de cafeína (que causa, veja só, fadiga) indo embora. Ou seja: você está mal.

2. Café favorece a performance feminina. Mas prejudica a masculina.
Outro estudo da Universidade de Bristol analisou a performance de homens e mulheres em atividades como testes de memória após dar a eles café normal ou descafeinado. E constatou que, munidas de cafeína na corrente sanguínea, as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo. Mas os homens não. Neles, o café diminui a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade.

3. Café faz os seios diminuirem de tamanho.
A cafeína mexe com os níveis de estrogênio da mulher, o que pode fazer com que os seios encolham “significativamente”. Três xícaras de café por dia já são o suficiente para o efeito ser notado. A conclusão é de um estudo da Universidade de Lund, na Suécia. E essa nem é a parte mais estranha da história. Nos homens, o efeito é oposto: agindo com a testosterona, o consumo frequente de cafeína pode aumentar a região mamária masculina – e deixar os moços com “peitinhos”.

4. Café faz você ter alucinações.
Sim, ele dá barato. Mas, provavelmente (a gente nunca testou) é um barato não muito legal. Participantes de uma pesquisa da Universidade de Durham, no Reino Unido, começaram a ouvir vozes depois de tomar sete copinhos de café em um só dia. Os cientistas supõem que as alucinações sejam causadas pelo aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que o excesso de cafeína provoca.

5. Café previne o mau hálito.
Sabe aquele bafo de café que você sente quando o seu colega de trabalho chega para falar mais de pertinho? Não é bacana. Mas, a longo prazo, pode valer a pena. Uma pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito. Agora eles estão querendo isolar esses componentes e produzir chicletes, pirulitos e outras coisas para prevenir a halitose.

6. Café faz bem para o coração (mas só para o de quem está acostumado a beber café).
Se você toma café demais, seu coração dispara. Já percebeu? Mas isso não quer dizer que a cafeína seja, necessariamente, ruim para ele. Aliás, se você não está acostumado a beber café, quer sim. Estudos das universidades de Washington e Harvard, nos EUA, dizem que quem bebe apenas uma xícara por dia ou menos do que isso tem quatro vezes mais chances de ter um enfarto – em geral, na primeira hora após o consumo da bebida. Condiz com o resultado de uma outra pesquisa norte-americana, apresentado na 50ª Conferência Anual da Associação Americana do Coração, em 2010, que aponta um risco 18% menor de problemas cardíacos em quem toma quatro ou mais xícaras de café por dia.

7. Café facilita a sua vida na academia.
Tomar um copinho antes de se jogar na malhação, além de dar uma energia extra, diminui a dor causada pelos exercícios e facilita a sua busca pelo corpão perfeito. É o que diz um estudo da Universidade de Illinois, nos EUA. E, dessa vez, não importa se você tem o hábito de beber café ou não. Segundo os pesquisadores, a cafeína age diretamente sobre partes do cérebro e da medula espinhal envolvidas no processamento da dor, seja você um coffee junkie ou não. Olha aí: dá quase para dizer que café emagrece
.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Risoto de shitake secchi

Adoro risoto. Sei que a ideia do risoto é ser prato único, mas aqui em casa, um risoto como esse, de shitake, necessita de uma proteína - o povo aqui é carnívoro! Sempre faço para acompanhar um filé com algum molho.




Primeiro hidrate o shitake, pelo menos 20 minutos antes do inicio da preparação, com o vinho seco que será usado no risoto.

Corte em fatias finas um talo de alho de poró e em cubinhos meia cebola branca. Reserve.
Numa panela coloque 500 ml de água e 2 cubinhos de caldo de legumes ( usei 500 ml de fundo branco - um  caldo feito com aromáticos e frango - em breve postarei aqui a receita e o passo a passo), espere ferver, diminua o fogo e reserve.
Numa panela, deite um fio de azeite e adicione a cebola e o alho poró, refogue bem, coloque 1 xícara (chá) de arroz para risoto (usei o carnaroli), refogue mais um pouco e adicione o vinho branco (se quiser pode usar o tinto!) seco (o usado para hidratar o shitake), espere o álcool evaporar, adicione o shitake cortado em tiras e vá adicionando o caldo de legumes até o arroz apresentar consistência macia. Corrija o sal e apague o fogo. Adicione uma colher (sopa) de manteiga, misture bem e sirva em seguida.

 


Servi com filé ao molho poivre.



quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Folhas verdes





Couve, alface, agrião, espinafre, repolho, entre outras, são folhas consumidas em saladas e/ou refogadas que trazem muitos benefícios para a saúde.
As folhas roxas possuem mais substâncias anti-inflamatórias.
Quanto mais escuras as folhas, maior a quantidade de vitaminas A e C, que fortalecem o sistema imunológico e renovam as células.



 Alface tem uma substância chamada lactucina, um sedativo natural, que acalma e dá sono.





O espinafre tem neoxantina, que ajuda na prevenção do câncer de pulmão, e também vitamina K.   












A couve é rica em potássio e ferro, fundamental no combate a anemia.





O repolho é indicado na prevenção do câncer de mama e de próstata. O repolho tem glutamina, ótimo cicatrizante. Por isso, quem sofre de úlcera deve consumir a verdura todos os dias.   


O agrião auxilia no controle das doenças respiratórias por causa da ação bronco-dilatadora e expectorante. O agrião é rico em iodo ajuda a estimular e dar força para a glândula tireóide; essa glândula é responsável pelo metabolismo e até ajuda no emagrecimento.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Couscous marroquino (sêmola de trigo) com uva passa e amêndoas e guisado de frango

Eu adoro couscous marroquino. Servido de qualquer jeito e com qualquer acompanhamento!



Ingredientes
250 g de cuscuz marroquino (sêmola de trigo)
250 ml de água
1 pacotinho de tempero pronto sabor frango
3 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de amêndoas laminadas e torradas
1/2 cebola roxa média
5 colheres (sopa) de uvas-passas
2 dentes de alho fatiados
sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo
Ferva a água e reserve. Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela refratária e adicione água fervente. 


Tampe com um prato e deixe hidratar por 5 minutos. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite de oliva, a manteiga e 1 pitada de sal ao cuscuz. Misture bem e reserve.
Descasque a cebola e corte na metade. Corte as metades em fatias bem finas formando meias-luas. Corte os dentes de alho em fatias finas.
Em uma frigideira grande, coloque o restante do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Em seguida, junte a cebola e o alho e deixe dourar.
Junte as uvas-passas, as amêndoas e, por último, o cuscuz hidratado. Mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Pique a salsinha e adicione ao couscous.



Guisado de frango

Ingredientes:
1/2 frango cortado em pedaços
Sal e pimenta do reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebolas grandes cortadas em rodelas
1/2 xícara (chá) de caldo de galinha (pode ser de tabletes)
4 dentes de alho amassados

Modo de preparo
Tempere os pedaçõs de frango com sal e pimenta do reino. Reserve.
Aqueça o azeite de oliva numa panela e coloque a cebola para dourar em fogo bem baixo.
Vá pingando o caldo de galinha lentamente até que a cebola desmanche.
Adicione os pedaços de frango e o alho. Cozinhe com a panela tampada por 1 hora.

Para servir, fiz uma cama com o couscous e coloquei o frango por cima.

 


Tenho uma irmã que também adora essa iguaria, mas não come frango. Então, servi também com filé ao molho poivre. Ficou show!