sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sopa Vichyssoise



Conheci a sopa creme Vichyssoise como uma receita tradicionalmente francesa mas, em pesquisas descobri que a versão fria foi uma reinvenção, desenvolvida em Nova York pelo chefe de cozinha do Ritz-Carlton, o francês Louis Diat, em 1917.
Em 1869, o chefe francês Jules Gouffe, um dos responsáveis pela evolução da gastronomia francesa, criou uma receita de sopa de batatas e alho-poró que foi publicada no livro Royal Cookery. 

É uma sopa super suave, cremosa e muito saborosa.

Ingredientes

4 batatas médias

1 talo de alho-poró

1 cebola

1,5 l de caldo de galinha (se for usar cubos, dissolva apenas 2)

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco


Modo de Preparo

Com uma faquinha afiada ou um descascador de legumes, descasque as batatas e corte-as em fatias finas ou rale na parte grossa do ralador.
Lave bem o alho-poró sob água corrente e corte a parte branca em rodelas. Despreze as folhas.
Descasque a cebola e pique grosso.
Leve uma panela com o caldo de galinha ao fogo alto para aquecer.
Numa panela grande, coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Junte o alho-poró e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre.
Acrescente a batata e mexa bem. Regue com o caldo de galinha e aumente o fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos ou até que todos os ingredientes estejam macios.
Retire a panela do fogo e transfira a sopa para o liquidificador. Com muito cuidado para não se queimar, segure firme a tampa com um pano de prato e bata a sopa por 1 minuto ou até obter um creme homogêneo.
Volte o creme à panela e leve ao fogo baixo. Acrescente o creme de leite e mexa com uma colher até que ferva novamente. Desligue o fogo.
Transfira a sopa para um recipiente com tampa. Quando esfriar, leve à geladeira.
Esta sopa é tradicionalmente servida fria, mas pode ser servida quente também.



  


Nenhum comentário:

Postar um comentário