quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Risoto de shitake secchi

Adoro risoto. Sei que a ideia do risoto é ser prato único, mas aqui em casa, um risoto como esse, de shitake, necessita de uma proteína - o povo aqui é carnívoro! Sempre faço para acompanhar um filé com algum molho.




Primeiro hidrate o shitake, pelo menos 20 minutos antes do inicio da preparação, com o vinho seco que será usado no risoto.

Corte em fatias finas um talo de alho de poró e em cubinhos meia cebola branca. Reserve.
Numa panela coloque 500 ml de água e 2 cubinhos de caldo de legumes ( usei 500 ml de fundo branco - um  caldo feito com aromáticos e frango - em breve postarei aqui a receita e o passo a passo), espere ferver, diminua o fogo e reserve.
Numa panela, deite um fio de azeite e adicione a cebola e o alho poró, refogue bem, coloque 1 xícara (chá) de arroz para risoto (usei o carnaroli), refogue mais um pouco e adicione o vinho branco (se quiser pode usar o tinto!) seco (o usado para hidratar o shitake), espere o álcool evaporar, adicione o shitake cortado em tiras e vá adicionando o caldo de legumes até o arroz apresentar consistência macia. Corrija o sal e apague o fogo. Adicione uma colher (sopa) de manteiga, misture bem e sirva em seguida.

 


Servi com filé ao molho poivre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário