sábado, 4 de agosto de 2012

A bolachinha de goma de Donana

Sempre gostei muito de bolachinha de goma. Quando era criança, minha avó fazia umas bolachinhas deliciosas! E era uma briga dos netos!


Já fazia muito tempo que não comia a tal bolachinha... Donana, a funcionária da casa de minha mãe, fez um curso de sequilhos no SENAC, e ficou muito satisfeita. E nas nossas conversas acabei pedindo que ela me ensinasse a fazer as tais, então, a minha aula particular foi ontem a tarde!
Ela já trouxe os ingredientes nas tigelas e usou 500 gr de goma seca (lembra do post sobre a mandioca? Pois é, essa goma é a mesma fécula que usamos para fazer o beiju, mas precisa ser seca ao sol) 1 xícara (chá) de açúcar, 1 gema peneirada e 2 colheres (sopa) de manteiga. Misture tudo muito bem com as mãos e adicione aos pouquinhos o leite de coco (não pode ser industrializado!) para dar liga, ela não tem a medida do leite, mas é aproximadamente 50 ml. Amasse bem a massinha até soltar das mãos, se colocar muito leite, adicione mais um pouco de goma. O ponto é a massa ficar sequinha. Forre uma assadeira com papel manteiga, faça bolinhas e leve a assar em forno baixo preaquecido. Donana disse que não se deve dourar as bolachinhas, elas devem ficar branquinhas.


Gente, vocês não fazem ideia do aroma da massa crua, e quando assa então! Uma loucura!


As minhas bolachinhas não ficaram exatamente branquinhas! Mas estavam deliciosas!
Muito obrigada Donana, pela aulinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário