domingo, 19 de agosto de 2012

Bobó de camarão

Estava muito afins de comer camarão... Na verdade queria comer PAVÊ de camarão... Mas ao comprar os camarões bitelos, é que para essa preparação os camarões devem ser pequenos, não tive coragem de fazer o pavê... Aí fui de bobó mesmo... Uma maravilha de bobó!
Disse pra uma amiga que faria e separaria o dela... Ô Amiga, o pavê ficou para a próxima, mas vamos compartir essa delicia, viu?


Em uma panela coloque 1 litro de água, 1 kg de aipim descascado, cortado em pedaços pequenos e sem a fibra do meio, 200 ml de leite de coco e 2 colheres (sobremesa) de caldo de camarão em pó (estou usando os caldos vendidos na loja Especiaria, uma lojinha muito bacana que fica no Caminho da Árvores, aliás, lá encontramos muitas especiarias e condimentos de excelente qualidade). Leve ao fogo até o aipim ficar molinho.


Retire do fogo e quando esfriar um pouco, bata-o no liquidificador com uma parte do caldo. Se necessário, coloque mais caldo, de modo a obter um mingau não muito grosso. Reserve.


Aqueça um fio de azeite de oliva e junte 1 xícara (chá) de molho pronto de tomate. Quando iniciar a fervura, junte 1 kg de camarão limpo e temperado previamente com alho e sal, 1 pimentão verde ou vermelho cortado em cubos e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos em panela tampada.
Adicione o aipim batido e deixe aquecer bem. Junte 1 colher (sopa) de coentro picado e 1 colher (sopa) de azeite de dendê; misture bem e sirva a seguir.




É uma "tristeza" o que se perde ao comprar o camarão, né? Comprei 2 kg biteludos, mas depois de limpos deu um pouco mais de 1,5 kg...









Nenhum comentário:

Postar um comentário