segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Salsão

O salsão é muito usado na culinária para conferir sabor e aroma a caldos e fundos. Usamos também em saladas e preparações frias.





Também é conhecido como aipo, todas as suas partes podem ser utilizadas na cozinha. As folhas são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos, porém precisa ser usada com moderação por conta do seu acentuado sabor, os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes, acompanhando pratos à base de carne. Servido como entrada, o salsão é um excelente alimento porque contém substâncias que estimulam a formação dos sucos gástricos, aumentando o apetite.


O salsão contém pequenas quantidades de vitamina C e alguns sais minerais como cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Também é rico em celulose, substância importante para o bom funcionamento dos intestinos. Embora seja uma verdura recomendada para regimes de emagrecimento e para pessoas com estômago delicado, o salsão tem uma contra-indicação: como é muito rico em sódio, deve ser evitado pelas pessoas que estão fazendo alguma dieta que proiba o sal.
O salsão pode ser comprado em maços ou solto por unidade. Para saber se está fresco, verifique primeiramente a cor. As folhas devem estar bem abertas e apresentar a cor verde bem forte e brilhante. Além disso, quando o salsão está fresco, ele é pesado em relação ao seu volume. Segure-o e sinta o peso, se estiver leve é sinal de que está murcho.
Embora o salsão possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade. Antes de guardá-lo, lave e coloque em saco plástico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário