O coentro é uma erva medicinal, de sabor acentuado e extremamente aromática, muito usada na culinária do mundo inteiro.
São usadas as folhas frescas e secas, os talos e raízes frescos e as sementes secas.
Suas folhas são excelentes para temperar pratos de legumes, sopas, arroz (de marisco ou peixe), massas, molhos, assim como as saladas e aves.
As sementes têm sabor mais adocicado do que a erva fresca. Inteiras, podem ser usadas no preparo de peixe, bolos, pães e massas, e para aromatizar conservas, vinagres e lingüiça. Trituradas, são mais indicadas para o uso em molhos que acompanham carnes vermelhas, mas dá bons resultados em risotos e pães. Também podem ser usadas em molhos e caldas, associadas a outras especiarias.
Como Conservar
Fresco - As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser secos com papel absorvente ou pano e guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
Congelado - Espalhe as folhas numa assadeira e leve ao congelador até ficarem firmes. Em seguida, acondicione-as em sacos plásticos (com o mínimo possível de ar) e guarde no congelador por até 3 meses.
Seco (folhas desidratadas ou sementes inteiras ou moídas) - Guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.
Uma forma muito bacana de conservar, não só o coentro, mas qualquer erva, é utilizando a técnica abaixo. Não sei de quem é o crédito, uma colega me enviou só a imagem, mas como achei muito legal e é possível encontrá-la na pesquisa do GOOGLE em muitas páginas pessoais, resolvi compartilhar.
Ó, já fiz! E ficou muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário