segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mini bolo decorado

Chamo mini bolo mas, na real, não sei se é isso mesmo... Penso ser grande demais para ser cupcake e pequeno demais para ser mini bolo... Vocês definem, ok?


A receita desse bolo herdei de minha mãe, daquele caderninho de receitas todo velhinho e acabado que toda família tem. É um bolo bem gostoso, fica fofinho e molhadinho.

Bolo Piquenique

Ingredientes:
1 xícara (chá) de margarina ou manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de amido de milho
1 xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até a massa ficar clara, adicione os ovos inteiros e bata por aproximadamente 3 minutos. Adicione os ingredientes secos, o leite, a essência. Por último adicione o fermento e misture com uma colher.

Leve a assar em forno médio pré-aquecido em forminhas para mini panetone (se quiser cupcake, asse na forma correspondente).
Rende entre 12 e 15 bolinhos. (Cupcake rende entre 30 e 40 bolinhos)


 Glacê de coco

Ó, nunca gostei da pasta americana... O gosto, sabe? Acho ruim... Dura... RUIM!
Minha irmã que é boleira, me ensinou esse glacê que é super delicioso e dá pra fazer coisas bacanas... Não sou boleira, não sei confeitar bolo, faço tudo na minha casa e para minha família e amigos na base do amadorismo... Então, lá vai!

Ingredientes:
250 gr de  gordura vegetal hidrogenada
100 ml de leite de coco
1 , 5 kg de glaçúcar

Modo de fazer:

Bata na batedeira a gordura vegetal até ficar homogênea e bem cremosa. Adicione o leite de coco sem parar de bater. Vá adicionando o glaçúcar na batedeira até ficar bem firme. Quando chegar ao ponto que não se consegue mais bater na batedeira, continue adicionando o glaçúcar e amasse com as mãos até o ponto de formar bolinhas.
Esse glacê rende muito, a sobra pode-se guardar envolvido em papel filme (pvc), dentro de saco plástico e em geladeira por até três meses.


Glacê para decorar (pitangas)

Ingredientes:
3 colheres (sopa) rasa de pó para merengue 
8 colheres (sopa) de água em temperatura ambiente
glaçúcar cessado o quanto baste

Modo de fazer:
Na velocidade alta, bata o pó com a água até formar um creme. Adicione o glaçúcar aos poucos sem parar de bater. O ponto você pode escolher conforme a sua necessidade. Esse glacê é aplicado no bolo usando um saco de confeiteiro.


Pó para merengue é encontrado em casas de produtos para bolos e doces




Nenhum comentário:

Postar um comentário