terça-feira, 24 de julho de 2012

A minha confusão sobre a mandioca e o beiju

Eu sou muito atrapalhada com relação aos sub-produtos da mandioca... Não conheço os processos de produção de nenhum derivado dela... Outro dia uma amigona me disse que a tapioca era um sub-produto da mandioca e eu quase caí dura! Aonde que eu ia imaginar que a tapioca saia do mesmo lugar que a farinha (de guerra, que é como a minha mãe chama!)? É minha gente, eu não sabia mesmo! Mas como já disse, adoro tudo que o nordeste dá, especialmente todos os derivados dessa raiz deliciosa.
Hoje nós vamos de beiju! Adoro! E minhas meninas também! Por isso é algo que, vira e mexe, temos aqui.
Compre uma boa farinha para beiju, descobri outro dia que o nome certo é fécula de mandioca, porque  achei no mercado uma "farinha" dessas e no pacote tinha escrito "FÉCULA DE MANDIOCA". Antes eu comprava numa barraquinha que tem lá no Imbuí; eu chegava na barraca e pedia a "farinha de fazer beiju ou tapioca". Mas, como estava no mercado, resolvi comprar a tal fécula para experimentar. E qual não foi a minha surpresa ao usá-la? Muito boa qualidade! Valeu a pena! Eu recomendo!


Então... Você compra uma fécula de mandioca boa, peneira e salga um pouquinho. Coloca uma frigideira antiaderente no fogo e quando estiver bem quente coloque as colheradas da fécula peneirada e espalhe no fundo da frigideira, vire o lado quando estiver soltando as bordas. Desvire e recheie com o que você preferir, eu usei queijo mussarela ralado e calabresa; queijo mussarela, presunto, tomate e ovos cozidos, dobre a massa ao meio, retire do fogo e passe um pouco de manteiga enquanto ainda estiver quente.


Simplesmente delicioso!





2 comentários:

  1. Tia Débora , quase que eu esqueço de passar-lhe a receita do Bolinho de Salmão ! Aqui está :
    Você vai precisar de :

    430g de salmão cozido , sem pele e espinhos.
    630g de batatas descascadas , cozidas e frias.
    1 ovo pequeno batido.
    Farinha de trigo para empanar.
    3 colheres (médias) de óleo de girassol.
    sal e pimenta-do-reino

    Utensílios :

    *Tigela Grande
    *Ralador
    *Colher
    *Prato
    *Frigideira Grande
    *Espátula
    *Tigela Pequena

    Modo de Preparo :

    Coloque o salmão em uma tigela grande.Usandi as mãos , esfarele o peixe em pequenos pedaços.
    Rale as batatas dentro da tigela com o salmão.
    Acrescente o ovo,o sal e a pimenta-do-reino.Cubra a tigela e deixe resfriar por 30 minutos.
    Encha um prato com farinha de trigo.Pegue uma colher da mistura de salmão de cada vez,aproximadamente do tamanho de uma bola de golfe.
    Com as mãos enfarinhadas,molde a mistura de salmão e faça aproximadamente 16 bolinhas,depois passe cada uma na farinha até que fiquem levemente empanadas.
    Aqueça o óleo na frigideira e frite metade das bolinhas durante 10 minutos,virando,até que fiquem douradas.Repita a operação com as bolinhas restantes.
    Drene o excesso de óleo das bolinhas (Pode usar algum tipo de molho ) E Bon Appétit!!

    P.S.: Você não me disse que sabia fazer beiju , justo um dos meus quitutes favoritos ! Rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Obrigada mais uma vez! Você é 10! Adorei o livro, vou tirar umas cópias e devolvo, ok? Vou fazer o bolinho e compartilhar. Beijo!

      Excluir